Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

Holi - Festival das cores

Holi

   Ocorre entre Fevereiro e Março. A sua história não é muito exacta, existem várias versões. A mais conhecida é a de que Holi marca o dia em que o devoto do Senhor Vishnu, Bhaktah Prahalad, sentado no colo do demónio Holika (uma espécie de diabo do Hinduísmo), foi salvo do fogo por Brahma (um dos deuses do Hinduísmo).

   Outra sindicam que foi o dia em que o demónio Putana haverá falecido às mãos do Senhor Krishna, e à queima de Hoda, outro demónio.

  

   Origens:

Prahalad foi o filho do Rei Hiranyakashyap. O egoísta Hiranyakashyap não acreditava em Deus (entenda-se que o Deus em referência é o Senhor Vishnu), aliás, ele acreditava ser ele próprio o todo-poderoso, superior a Deus, e então perseguia todos aqueles que realizavam actividades espirituais.

   Porém, o seu filho Prahalad demonstrava grande devoção em Senhor Vishnu. Por isso mesmo, o Rei Hiranyakashyap tentou dissuadir este a desacreditar-se da sua crença. Como Prahalad recusou, o Rei Hiranyakashyap recorreu a vários métos desumanos para matar o seu próprio filho. Todas a tentativas falharam, o que o levou a pedir à sua irmã Holika que o ajudasse.

   Holika foi abençoada por Brahma e possuía um cobertor com o qual não podeira ser consumida pelo fogo. Holika envolveu-se sozinha no cobertor e, em seguida, pegou em Prahalad e sentou-se numa fogueira. Como Holika abusou do cobertor, Brahma fez com que este voasse, e em vez de cobrir Holika, cobriu Prahalad. Holika terá sido queimada até se tornar em cinzas. Desde então, as pessoas utilizam as cores para celebrar o triunfo do bem sobre o mal.

 

 

 

 

 

 

   Esta festa inicia-se 10 dias antes da lua cheia no mês de Phalgum (Fevereiro-Março), mas é normalmente observado nos últimos 3 dias, terminando com a vinda da lua cheia.

   Este é o festival de primavera dos Hindus. Nesta altura, todas as árvores são decoradas com flores de cores e aromas doces. Elas inspiram as pessoas com alegria, felicidade e rejuvenescimento.

 

 

   Holi é conhecido como Kamadahana no sul da Índia, é o dia no qual o Cupido foi queimado pelo Senhor Shiva.

 

   Os elementos religiosos do Holi são os adoramentos ao Senhor Krishna. Em alguns lugares ele é chamado de Dol Yatra. A palavra dol, em hindu, significa balanço.

 

 

  

  

  (Vânia Leite, 9ºB Nº22)

Sinto-me:
Música: Incubus - New Skin
Temas...:

Mais sobre nós

Queres ajuda ?

 

Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
28
29
30

31


Artigos

Festival Eurovisão da Can...

Culturas e Tradições Ital...

Argélia

Apresentação de imagens s...

Um país chamado Japão

A beleza inglesa

Inglaterra

Holi - Festival das cores

Dhol - Instrumento musica...

Índia (geral)

Romani

Antiguidades

Temas...

índia

argélia

cultura italiana

japão

romani

todas as tags

Endereços

subscrever feeds